Destacado para a participação na 7ª edição do Festival Internacional de Gastronomia Desporto e Saúde, organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, surge finalmente tempo da minha parte, dois dias depois do evento, para a apresentação dum post sobre o FIGDS 2010.

A representar o agrupamento das escolas de hotelaria e turismo do centro, o fundão, representado a cozinha e pastelaria por Paulo Leite (o próprio, pois) e Hugo Baptista e a restaurante por Nélia Marques, obteve um primeiro lugar na prova dedicada à criação de um buffet para dez pessoas.
Os parâmetros de avaliação eram vários, entre os quais se destacavam o equilíbrio nutricional, conjugação de sabores, apresentação, inovação, valorização da gastronomia portuguesa e o uso dos dois produtos destaque nesta edição do festival: a flor de sal e o mel.

Foram, em suma, três dias agradáveis e cheios de competitividade.
Obrigado ao formador Pedro Rito que nos acompanhou nesta viagem, à Dra Maria José Martins que fez cerca de 1000 km num só dia para a escola participar e aos membros da equipa da EHTF que participaram com todo o empenho neste evento.
BUFFET:
Creme de Cherovia e Abóbora
Bolonhesa vegan com tagliatelle de açafrão
Bruschetta de queijo fresco e manga
Dip de legumes com dois molhos
Tomate recheado com cogumelos e queijo fresco
Sinfonia de verdes e frutos secos com vinagrete de mel
Fruta flamejada
Salada de frutas frescas
Tartelete de Grão de bico
Xerém de mel e alperce
MENU:
Canja de bacalhau contemporânea
Lombo de borrego em crosta de pistachos, puré de grão-de-bico e Brás de legumes
Pêra em calda de açafrão e mel, sushi doce e mousse de figos secos